Pesquisar Receitas

quarta-feira, janeiro 2

Risoto de peru é a sugestão para o que sobrar da ceia de Natal

Sobras de peru, frutas e vinho são utilizados na receita.

Risoto é preparado com sobras do peru, frutas e vinho da ceia de Natal (Foto: Flávio Godoi/G1)
Risoto é preparado com sobras do peru, frutas e vinho da ceia de Natal

Sobras de peru, frutas e vinho da ceia de Natal podem ser usados em um novo prato. O chef de cozinha Thiago Dal Cortivo, de Vilhena (RO), ensina a preparar um risoto rápido e sofisticado.
De acordo com o chef, o diferencial está na utilização da manga, que é facilmente encontrada nesta época do ano. A variedade utilizada por Thiago é a manga rosa. “É uma espécie que se encontra em toda a nossa região e é ela que vai dar o sabor ao risoto. Geralmente quem prepara a ceia de Natal utiliza essa manga por ela ser firme e fácil de cortar em cubinhos”, explica Thiago.
Originário da Itália, o risoto, segundo Thiago é um dos pratos que mais podem ser incrementados com os mais diversos ingredientes, ganhando várias versões conforme o gosto e a criatividade de quem está preparando. “Este que vou ensinar é voltado para os ingredientes encontrados na ceia de Natal, mas pode ser feito com qualquer outro tipo de frutas ou carne”, adianta.

Ingredientes do risoto tem alho, cebola, manteiga, queijo e vinho (Foto: Flávio Godoi/G1)
Ingredientes do risoto tem alho, cebola, manteiga, queijo e vinho

Confira a receita para até três pessoas.
Ingredientes:
100 gramas de peito de peru defumado
1 manga não muito madura
200 gramas de arroz tipo arbóreo (ideal para risotos)
1 colher de sobremesa de alho picado
1 colher de sopa de cebola picada
1 copo de vinho branco
1 colher de manteiga
100 gramas de queijo parmesão
1 tablete de caldo de galinha
Sal a gosto
Modo de preparo:
Refogue metade do alho e da cebola na manteiga, acrescentar o arroz (não lavar o arbóreo para que ele não solte o amido que dará cremosidade ao risoto), o vinho branco, o caldo de galinha dissolvido em um litro de água, mas neste momento utiliza apenas 500 ml. Mexa sempre acrescentando uma concha de água quente por 15 minutos. Não deixe secar, o arroz deve estar cremoso.
Em uma frigideira, acrescentar um pouco de manteiga, o restante do alho e da cebola até dourar. Junte o peito de peru cortado em tirinhas e deixe refogar levemente por 10 minutos, acrescentando ao final o arroz já cozido.
Com o fogo baixo, coloque restante do caldo de galinha, a manga picada em cubos e o queijo parmesão e deixe por mais 5 minutos.
Como acompanhamento o chef recomenda medalhões de filé mignon grelhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário