Macarrão instantâneo completa 54 anos de criação neste sábado (25).
O lámen instantâneo nasceu no Japão em 1958, criado por Momofuku Ando. A ideia de adaptar o prato oriental para que ele ficasse pronto em 3 minutos surgiu devido às longas filas que se formavam para comprar alimentos após a 2ª Guerra Mundial, com o racionamento de comida. O macarrão instantâneo chegou ao Brasil em 1965.
Apesar de ser tradicionalmente conhecido pela praticidade, o lámen pode ser a base de pratos interessantes - e inovadores. A paulistana Luiza Hoffmann, 27 anos, passou uma semana fazendo testes de receitas até chegar à combinação que estará no livro, o lámen com figo. O prato leva ainda presunto de Parma, mascarpone e pecan, sem o tempero pronto do macarrão instantâneo. “Todo mundo tem uma receita de miojo de infância. Eu costumava preparar o meu com muito requeijão e parmesão, mas nessa receita quisemos brincar com a ideia do figo e ficou uma delícia”, diz a chef, do restaurante Figo Gastronomia. (veja algumas receitas do livro ao fim da reportagem)
Outra paulistana apaixonada por lámen, a chef Tatiana Szeles criou três receitas para o livro - essas, nem tão rápidas. A mais brasileira mistura o macarrão instantâneo ao tradicional frango com quiabo, tendo também descartado o tempero pronto que acompanha o produto. Já o preparo mais excêntrico foi inspirado em um prato vietnamita. “Em todas as receitas investi no caldo, porque acho que miojo tem tudo a ver com caldo. Por isso também criei o miojo Pho, inspirado em uma espécie de sopa muito tradicional no Vietnã, um país que visitei recentemente e adorei”, diz.
O livro com as receitas de Luiza, Tatiana e outros 12 chefs brasileiros terá tiragem limitada de 4 mil exemplares e, segundo a editora, a arrecadação dos direitos autorais será doada para a ONG Banco de Alimentos. A publicação tem preço sugerido de R$ 39,90.
Além das receitas voltadas aos apaixonados por lámen, o aniversário da criação do macarrão instantâneo também será comemorado com a 16ª edição do Festival Lámen, na capital paulista. O evento está marcado para o domingo (26), das 11h às 16h, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, que fica na Vila Mariana. A entrada no festival será gratuita e o prato de lámen poderá ser comprado por R$ 15, segundo a organização.
Confira receitas de miojo sugeridas por chefs paulistanas:
Miojo com figo é criação de Luiza Hoffmann
Miojo Figo (uma porção)
- 1 pacote de lámen (não usar o tempero)
- 5 ml de azeite composto (1 colher)
- 10 g cebola brunoise (1 colher)
- 10 ml de vinho branco seco (2 colheres)
- 1 figo (30 g)
- 60 g mascarpone (3 colheres sopa)
- 5 g de parma em fatias finas (4 fatias)
- 1 fatia de parma desidratado
- 5 g pecan
- salsa
- pimenta doreino preta
- Sal marinho
- Brotos
Cortar fatias finas de parma e levar ao forno baixo até que fique crocante. Torrar o pecan em forno baixo por aproximadamente 2 minutos.
Cozinhe o lámen ao dente. Em um frigideira (fogo médio), adicione o azeite composto, a cebola, o vinho branco, o figo cortado em pedaços pequenos e o mascarpone. Temperar a gosto com sal, pimenta e salsinha. Quando retirar do fogo, adicionar o parma, decorar com pecan, os brotos e o crocante de parma.
Miojo Pho é inspirado em prato vietnamita
Miojo Pho (4 porções)
CALDO
- 1 pedaço de gengibre
- 2 cebolas grandes
- 3 kg de osso de boi
- 5 l de água
- 2 canelas em pau
- 2 colheres de sobremesa de coentro em grãos
- 1 colher de sobremesa de semente de erva-doce
- 5 anis estrelados
- 4 sementes de cardamomo
- 8 dentes de alho
- ½ xícara de molho de peixe
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Sal
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 300 g de lagarto assado cortado em fatias
- 3 porções de miojo
- Folhas de hortelã
- 10 folhas de coentro
- 10 folhas de manjericão thailandes
- ½ cebola roxa cortada
- suco de limão
- 2 pimentas dedo de moça
- 200 g de broto de feijão
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
MODO DE PREPARO
Assar o gengibre e a cebola por 15 minutos, a 160ºC. Cozinhar os ossos por 5 minutos em água fervente. Trocar a água, somar o gengibre, a cebola, o alho, a pimenta dedo de moça, as especiarias e cozinhar por duas horas em fogo baixo.
Coar a mistura e somar o açúcar, o molho de peixe e o sal. Cozinhar a massa em água fervente. Servir num bowl o caldo, a massa, fatias de lagarto, as ervas, pimenta, broto de feijão e regar com suco de limão.
Dicas de chefs para o preparo | |
---|---|
Tempo de cozimento | Não ultrapasse o tempo de cozimento sugerido na embalagem. O lámen fica pronto após 2 ou 3 minutos de cozimento. |
Quantidade de água | Se gosta do macarrão sequinho, cuidado para não colocar muita água e transformar seu macarrão em sopa. |
Tempero | Para garantir boa textura e sabor, chefs sugerem o cozimento do macarrão apenas em água. O tempero deve ser acrescentado só depois. |
Receitas diferentes | Use e abuse de ingredientes do seu gosto para receitas diferentes, mas concentre-se em coisas de rápido preparo, afinal essa é a graça do miojo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário