Pesquisar Receitas

terça-feira, setembro 3

Teste seus conhecimentos: Seu filho come bem?


crianca; maça; alimentação (Foto: Christian Gaul)
Todo mundo tem uma dica infalível sobre alimentação para passar adiante. Mas, será que todas são confiáveis e ainda valem? Faça esse teste e descubra se deve ou não seguir o que você ouve por aí

1. É RECOMENDADO BATER A PAPINHA NO LIQUIDIFICADOR OU PASSAR NA PENEIRA ATÉ OS DENTES NASCEREM 
a) Sim, é ótimo. A papa batida fica mais homogênea e fácil de engolir. Assim, você ainda evita que o bebê engasgue e coma mais e melhor.
b) Bata os alimentos mais duros e difíceis de mastigar e use a peneira para os outros mais moles.
c) Nem bater no liquidificador nem passar na peneira. Só assim é possível preservar a consistência e a maioria dos nutrientes dos alimentos.
2. DAR COMIDA NA BOCA ATÉ DEPOIS DOS 2 ANOS DE IDADE
a) Sim. Ele não tem coordenação motora o suficiente para comer sem ajuda.
b) Esqueça. Desde sempre deixe seu filho experimentar, pegar nos alimentos, fazer sujeira. Isso ajuda no desenvolvimento motor e psicológico dele.
c) Até os três anos tudo bem, mas depois você deve deixar a criança se alimentar sozinha.
3. ALGUMAS FRUTAS, COMO MELANCIA E MANGA, NÃO DEVEM SER DADAS À NOITE
a) É verdade. Há frutas que são menos digestivas e podem pesar no estômago.
b) É mito. Todas as frutas são digeridas facilmente e estão liberadas para consumo a qualquer hora do dia.
c) Não há restrição para frutas como melancia e manga, mas as mais ácidas devem ser evitadas.
4. O PRATO TEM QUE FICAR LIMPO, MESMO QUE SEJA PRECISO FORÇAR UM POUCO
a) Forçar a comida? Nem pensar! Seu filho precisa comer bem e na quantidade certa, o que não significa que ele precisa raspar o prato.
b) A regra da sua avó continua valendo: colocou no prato, tem que comer. Só assim a criança aprende a regular a quantidade de alimento que consome.
c) Como está em fase de pleno crescimento, seu filho precisa comer muito, e tudo.
5. TUDO BEM DAR LEITE DE VACA INTEGRAL NO PRIMEIRO ANO PORQUE É NATURAL
a) Nem sempre. Primeiro você precisa ter certeza que seu filho não vai ter alergia. Para isso, o médico do seu filho precisa pedir alguns exames.
b) Não pode dar. O ideal é oferecer o leite materno e, na falta dele, as fórmulas infantis.
c) É isso mesmo. O leite de vaca integral é ideal para crianças porque não passou por nenhum processo de industrialização.


6. CRIANÇA NÃO PODE COMER NENHUMA FRUTA COM CASCA ATÉ 1 ANO 
a) Com certeza! Descasque sempre as frutas para que seu filho não engasgue.
b) Vale para as frutas com casca mais dura, como a maçã, e todas as que fazem barulho quando você morde.
c) A casca é rica em nutrientes e fibras. Tudo bem comer desde pequeno, sim.
7. NUGGETS É MELHOR QUE ATUM ENLATADO
a) Prefira o atum. Os nuggets têm menos proteínas.
b) Os nuggets de frango são a melhor opção se forem assados no forno e não fritos.
c) Sim. O enlatado leva muito conservante e pode fazer mal para a criança.
8. QUANDO SEU FILHO NÃO QUISER COMER, NÃO INSISTA: DÊ UMA MAMADEIRA DE LEITE
a) É verdade. Uma mamadeira equivale a um prato de comida. Dê sem neuras.
b) A mamadeira só deve substituir a comida à noite, quando a criança não precisa de tanta energia.
c) Não pode. Espere um pouco e sirva a refeição novamente.

1 RESPOSTA: C 
Bater no liquidicador é proibido! E peneirar só vale nos primeiros dias, quando a criança não deve comer carne, apenas o caldo de onde ela foi cozida. Quando você liquidifica ou peneira, fibras e outros nutrientes são perdidos. Conhecer a consistência natural dos alimentos vai fazer com que seu filho aprenda a gostar deles. Os pedacinhos estimulam a mastigação e ajudam a desenvolver a musculatura facial, os ossos e os dentes, o que influencia até na fala.
2 RESPOSTA: B
Deixar seu filho comer sozinho pode significar comida para todo o lado, mas esse treino é importante para que ele desenvolva a coordenação motora, principalmente a fina. Deixe que ele pegue a comida com as mãos, sinta a textura etc. Com 1 ano ele pode começar a usar talheres de plástico.
3 RESPOSTA: B
Essa história de que algumas frutas não devem ser dadas à noite é balela. Elas são de fácil digestão, principalmente quando estão mais maduras. É claro que você não vai dar em grande quantidade à noite, porque aí, sim, pode ser indigesto.
4 RESPOSTA: A
Sua avó podia achar eficiente forçar a comida, mas hoje sabe-se que a criança não precisa comer tudo para se alimentar direito. De 6 a 8 meses, as porções de comida não precisam ter mais do que 40 gramas, e isso vai aumentando aos poucos. “Toda criança nasce com um mecanismo de autolimite. Elas são capazes de limitar o consumo às quantidades que realmente precisam. Se você insistir demais, seu filho pode criar uma relação de aversão com a comida”, afirma Elaine Rocha de Pádua, nutricionista.
5 RESPOSTA: B 
Nem pense em dar leite de vaca antes do primeiro ano. Ele tem pouca quantidade de ferro, vitamina E e ômega 3, e ao mesmo tempo excesso de sódio, potássio e proteí-nas, que podem agredir o estômago e o intestino, além de causar uma sobrecarga nos rins. Pesquisas comprovaram que dar esse leite antes de um ano aumenta o risco de alergia e de outros problemas, como diarreia. O leite materno é sempre a melhor opção. Se você desmamou, opte pelas fórmulas infantis, que possuem a quantidade certa de nutrientes e proteínas.
6 RESPOSTA: C
Muitos pais tiram a casca da fruta com medo de a criança engasgar. Isso não acontece. Basta picar em pedaços pequenos. A consistência mais dura da casca serve como um estímulo para a mastigação, e ela é rica em nutrientes – pesquisas comprovaram que em muitos casos a maior quantidade de fibras está concentrada ali. Lave as frutas em água corrente e com uma esponja ou escova bem macia separada para essa finalidade.
7 RESPOSTA: A
O empanado de frango não tem nada de saudável. É uma mistura de restos de carne, pele e gordura trans. Já o atum conservado em água, além de não ter conservantes artificiais, possui uma maior concentração de proteínas e ômega 3, que diminui o acúmulo de gordura e ajuda no desenvolvimento cerebral. Vale lembrar: peixes cozidos estão liberados a partir de 6 meses.
8 RESPOSTA: C
O leite é fonte de proteínas, mas não tem a mesma quantidade de nutrientes de um prato de comida. Se ele não quiser comer, espere meia hora e sirva de novo. Se não aceitar, explique que terá que aguardar a próxima refeição. Quando a fome incomodar, ele vai comer.
CONFIRA O RESULTADO
1 A 4: Nem sempre a sabedoria popular é a melhor opção. Muitas pesquisas e descobertas apareceram desde que sua mãe ou avó tiveram filhos. Tire suas dúvidas com o pediatra.

5 A 6: Você está no caminho certo, mas pode melhorar. Acredite mais nas orientações do pediatra e nos seus conhecimentos também.

7 A 8:
 Parabéns! Já que você sabe exatamente como diferenciar bons e maus conselhos, aproveite para explicar para a família que tudo bem dar fruta com casca e comer manga ou melancia à noite.

 

Um comentário:

  1. Mazolinha, ex-jogador do Botafogo, foi incluído no Guinness Book como o autor do melhor cruzamento da história do futebol. O fato ocorreu na final do campeonato estadual do Rio de Janeiro em 21 de Junho de 1989. O espetacular cruzamento de Mazolinha permitiu que Maurício fizesse o gol do título para o Botafogo.

    Mazolinha no Guinness Book foi comemorado na festa 21 depois de 21.

    ResponderExcluir