Pesquisar Receitas

quarta-feira, abril 10

Italiana é eleita melhor chef do mundo

LONDRES — Nadia Santini, considerada a rainha da cozinha italiana, foi escolhida para receber o prêmio Veuve Cliquot de Melhor Chef Mulher do Mundo 2013, anunciaram os organizadores.
Santini, que dirige a cozinha do restaurante familiar Dal Pescatore, na localidade de Runate, perto de Mantova (norte da Itália), receberá o prêmio em Londres em 29 de abril.
"Para mim, este prêmio é para todo o Dal Pescatore", afirmou a chef, a primeira italiana recompensada com três estrela no famoso guia Michelin.



"Para minha família, que trabalha comingo, meu marido Antonio, meus extraordinários filhos Giovanni, que dirige comigo a cozinha, e Alberto, que administra o salão e cuida dos vinhos, a mãe de Antonio, que me revelou muitos segredos...", completou a chef.

Nadia Santini nunca havia cozinhado profissionalmente até casar, em 1974, com Antonio Santini, cujos avós fundaram o restaurante em 1925, mas decidiu se aventurar pela alta gastronomia depois de uma viagem de lua de mele pela França dedicada a uma pesquisa gastronômica.

Vinte e dois anos depois em 1996, o Dal Pescatore recebeu a terceira estrela Michelín, o principal reconhecimento da excelência culinária, com uma cozinha que a família descreve como "repleta de caráter, encanto, amável, tranquila, uma viagem interminável de exploração e descoberta".

Santini sucede a espanhola Elena Arzak e a francesa Anne-Sophie Pic, premiadas em 2012 e 2011.

A premiação teve início há três anos como parte da lista dos "50 melhores restaurantes do mundo".

A lista dos melhores estabelecimentos de 2013 será divulgada em 29 de abril em uma festa organizada pela revista britânica Restaurant. Nos últimos três anos o vencedor foi o Noma de Copenhague, dirigido pelo chef dinamarquês René Redzepi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário