Pesquisar Receitas

sexta-feira, fevereiro 8

Como preparar o arroz do sushi

Para preparar o arroz do sushi você vai precisar os seguintes ingredientes:

- 1 kg de arroz cateto ou polido curto
- 2 colheres (sopa) de saquê para Cozinha (Mirin)
- 1,2 litro de água
- 1 quadrado de alga kombu de cerca de 7,5 cm
- 10 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de sal (ou ajinomoto)


Passo 1:
Lave bem o arroz em água fria. Escorra e continue a lavar até que a água saia limpa. Se preferir, utilize o escorredor de arroz.







Passo 2:
Transfira o arroz para uma panela de aço inox de fundo grosso, junte o saquê e a água. Limpe a alga com um pano de prato úmido, faça alguns talhos de um dos lados para que solte todo o sabor e coloque-a no arroz.


Passo 3:
Leve ao fogo alto até ferver. Após a fervura, tampe e reduza o fogo ao mínimo e cozinhe o arroz por 10 minutos. A seguir, elimine a alga e prossiga com o cozimento por mais 8 minutos. Desligue o fogo e verifique se o arroz está cozido e a água foi totalmente absorvida. Cubra a panela com um pano de prato, tampe e deixe descansar por 10 minutos. 


Passo 4: Tempero básico (shari) - Despeje o vinagre em uma panela pequena. Leve em fogo baixo, junte o açúcar e o sal (ajinomoto). Depois de 1 minuto, desligue o fogo e deixe esfriar completamente.





Passo 4: 
Umedeça um pano no shari (tempero básico) preparado e passe-o no interior de um recipiente com madeira de bordas baixas. Se não possuir um, utilize uma tábua de madeira grande. Com o auxílio de uma espátula de bambu ou uma colher de pau umedecida, transfira o arroz cozido para o recipiente preparado. Despeje um pouco do shari sobre o arroz e mexa com a espátula. Agite um leque próximo ao arroz para que esfrie mais rapidamente. Se não possuir um, ligue o ventilador. Continue juntando o shari e a esfriar o arroz até que esteja à temperatura ambiente. No final, o arroz deve estar brilhante e encorpado, mas não empastado. Cubra com um pano e use-o no mesmo dia, já que não pode ser conservado na geladeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário