Diletto, Rochinha, Coldstone, Bacio di Latte e Gelateria Bella são exemplos de como ganhar dinheiro com a guloseima.
O Estadão PME listou cinco negócios ligados à guloseima que podem ajudar no processo de criação de novos empreendimentos. Um deles é a empresa brasileira Diletto, com sua receita familiar que data do início do século 20.
Dificuldade superada, hoje a Diletto está presente em lojas, restaurantes e shoppings.
Quem também prospera no setor é a Sorvetes Rochicha. A empresa do litoral paulista faturou R$ 11 milhões no ano passado e pretende ampliar a produção de picolés e sorvetes de massa em 30% até 2013 - atualmente, a Rochinha fabrica 70 mil picolés por dia e 2 mil litros de sorvete de massa.
Para quem gosta de experimentar sabores, a rede norte-americana de sorveterias Coldstone chega ao Brasil com 11 milhões de combinações. A marca começou a funcionar em Curitiba no dia 21 de agosto e prepara sua chegada a São Paulo até fevereiro de 2013. O número de 11 milhões de combinações é resultado de um catálogo de 86 sabores e um mix de 160 itens - como coberturas.
Outro caso bem-sucedido é a sorveteria Bacio di Latte, conhecida pelos sabores cremosos italianos, e idealizada pelo escocês Nick Johnston e o italiano Edoardo Tonolli. A loja está instalada na Rua Oscar Freire, em São Paulo, e recentemente abriu sua unidade no shopping JK Iguatemi.
O melhor
O sorvete de creme de noz-pecã com xarope de bordo da sorveteria Bella, de Vancouver, no Canadá, foi eleito o melhor sabor do Firenze Gelato Festival de 2012. Em entrevista para o Paladar, o dono da sorveteria, James Coleridge, afirmou que fazer sorvete não é simplesmente abrir um pacote pré-pronto e misturar, mas um processo artístico de buscar o equilíbrio entre os sabores e a textura.
"Temos a custódia de um processo do mundo antigo que se perdeu no mundo industrializado. Mas, é claro, todo mercado tem espaço para artistas e para a indústria de massa, e o mesmo acontece com o mercado dos gelatos e sorvetes", disse.
Questionado sobre o que torna o sorvete especial, James Coleridge respondeu: "Não uso ingredientes manipulados previamente nem compro nada pronto. Faço tudo partindo do zero, do produto original. Para preparar o creme de nozes que serviu de base para o sorvete campeão, assei as nozes por seis horas."
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