Pesquisar Receitas

quinta-feira, setembro 13

Newsweek aponta restaurante de Guaratiba como um dos melhores do mundo

A revista americana Newsweek apontou o restaurante do Bira em Barra de Guaratiba como um dos melhores restaurantes do mundo
Publicado em 10.09.2012
Restaurante do Bira em Barra de Guaratiba A revista americana Newsweek é uma das publicações mais respeitáveis do mundo, e periodicamente faz enquetes que ajudam os turistas e viajantes americanos a escolher a melhor hospedagem, alimentação ou passeios ao redor do mundo. Dessa vez, reuniu 53 "chefs" de vários países e de acordo com a opinião desses "chefs", elaborou uma relação dos 101 melhores restaurantes do mundo. Dentre esses restaurantes encontra-se um restaurante de nossa região, de Barra de Guaratiba.
A chef holandesa Margot Jansen escolheu o Restaurante do Bira na Estrada da Vendinha 68 A em Barra de Guaratiba. Bira é filho da conhecida Tia Palmira, pioneira entre as "tias" da região, com tradição na culinária de pescados, herança culinária que passou ao filho.
Trecho da Newsweek que fala do restaurante do Bira 
 
Já conhecíamos a amizade de Bira com o chef internacional Troigros, quando este veio à região e fez uma reportagem com Bira que levou ao ar em um de seus programas na televisão. O chef Troigos é um entusiasta da culinária simples e saborosa oferecida na região. Em determinada ocasião, trouxe a chef Margot Jansen, sua conhecida e uma das consultoras da revista, para almoçar no restaurante do Bira.
- "Há uns dois anos atrás, fui convidada para cozinhar no Rio de Janeiro. Claude Troisgros levou-nos para um longo almoço num modesto, mas totalmente incrível restaurante, Bira de Guaratiba. Com vista sobre o estuário, saboreamos os mais frescos peixes e frutos do mar", declara a "chef" à revista Newsweek para justificar sua escolha.
Bira é uma figura conhecida na região, como já foi pescador, tem conhecimento e intimidade com tudo que se refere a pescados e frutos do mar. Esse conhecimento aliado ao conhecimento adquirido no convívio materno permitiu não só a capacidade de selecionar um bom peixe, como prepara-lo de forma artesanal como fazia sua mãe. Pelo que costuma contar aos clientes, Bira também usa as verduras, legumes e temperos que planta em seu sítio. Pela nossa experiência, tudo no restaurante do Bira é delicioso e fica difícil destacar esse ou aquele prato, mas é bom não almoçar sozinho, pois os pratos são fartos e costumam servir para duas ou três pessoas.
Serviço: Restaurante do Bira - Estrada da Vendinha 68-A, Barra de Guaratiba. Tel: (21) 2410-8304. Abre de quinta a domingo para almoço, a partir das 12h, e feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário