Pesquisar Receitas

segunda-feira, março 26

Sardinha portuguesa é especial

Um estudo feito recentemente em Portugal provou que comer sardinha regularmente reduz o risco de problemas cardiovasculares.

A temperatura das correntes, a localização geográfica, a mistura de espécies. As explicações são muitas. Mas para os portugueses é certo: nas águas de Portugal vivem os melhores peixes do mundo.

“A melhor sardinha do mundo é a sardinha portuguesa”, garante Deolinda Carlinhos.

Na Vila de Nazaré, a vida segue com o ritmo das ondas. O aroma de uma boa comida nos atrai para os becos e ruelas da pequena vila. É onde encontramos Dona Maria do Rosário. É com essa viúva de pescador que vamos descobrir se a sardinha portuguesa é mesmo tão especial.
A sardinha vai ser feita à moda de Nazaré, na porta de casa. Lá dentro, encontramos o único lugar do mundo maior do que coração de mãe: coração de avó! Onde hoje estão as fotos de dez netos e três bisnetos, Dona Maria criou uma família inteira.

A cozinha o quarto e a sala ficam todos no mesmo ambiente. “A casa era pequena, a sala é que era grande, porque vínhamos pra rua”, explica o mestre de barco Joaquim Zarro, filho de dona Maria.
E mesmo nos tempos difíceis, o mar sempre tinha um tesouro guardado: peixe, aqui nunca faltou. Joaquim conta que foi criado com muita sardinha. “Muita sardinha, muito carapau, muito peixe. O peixe faz bem à saúde e a gente comia muito peixe, era o que havia”, lembra.
Enquanto a vizinhança também prepara o almoço, a sardinha vai para brasa. dona Maria explica que a sardinha fica no sal durante cinco minutos.
A sardinha gorda é a melhor que tem pra saúde. O óleo do peixe escorre, e o cheiro acorda o estômago! “A comida da mãe é sempre mais saborosa”, garante Joaquim antes de provar a sardinha!
E para ficar ainda melhor, não pode ter vergonha. Tem que lambuzar a mão mesmo.
O repórter pergunta como se deve comer a sardinha, se tem alguma prática tradicional.
“Eu agarro na broa, tiro um bocado, ponho com broa e como. Depois viro. Não precisa de prato, não precisa de nada. Depois bebe-se uma pinguinha, não muito”, sugere dona Maria.

O que a dona Maria chama de pinguinha, na verdade é o vinho tinto, a bebida certa pra acompanhar a sardinha na brasa.
Repórter: Posso pegar também?
Dona Maria: Pode, pode.
Repórter: Vamos ver se eu aprendi: não se come a pele, né, Dona Maria?
Dona Maria: Não come a pele.
Joaquim: Mas se quiseres comer a pele, não faz mal. O melhor da sardinha é quando está a comer a sardinha no pão, é que normalmente o óleo da sardinha fica no pão. Então, a melhor parte de comer é que nós deixamos sempre para o resto. É o óleo que sai da sardinha e fica no pão.
Repórter: E a broa que era sequinha fica agora molhada com a gordura da sardinha. Está uma delícia!

A gordura que pinga no pão, faz bem para o coração! O professor da Universidade do Porto diz que tem época certa para comer sardinha fresca. Entre os meses de junho e dezembro, ela está mais gorda, mais carregada de ômega 3. Essa é a tal gordura do bem que ajuda o nosso sistema cardiovascular a trabalhar melhor.
Mas é quando se fala em cálcio, que os outros peixes até ficam com inveja da sardinha. E principalmente do apelido que ela tem: alimento-medicamento.


“Porque tem uma quantidade fantástica de cálcio. Tem mais cálcio do que o leite”, afirma Pedro Carvalho. “Digamos que se ela for em conserva, durante a conserva muita quantidade de cálcio que está na espinha da sardinha depois passa para a carne da sardinha e fica uma excelente fonte de cálcio, ainda mais rica que a sardinha em natureza, que a sardinha fresca”, garante.
A sardinha em conserva, em lata, tem muito mais cálcio. Ou seja, é melhor pensar duas vezes antes de jogar a espinha da sardinha no lixo.
A pesquisadora Narcisa Bandarra diz que a sardinha em lata é uma boa opção de conserva para quem não pode consumir sardinha fresca. “A lata mantém todas as propriedades. Por vezes há a idéia, quando se fala em conservas, que haja a adição de conservantes. Não, é um produto natural. No fundo a sardinha é cozida e se mantém ali. Daquela forma conseguimos prolongar o seu tempo de duração”, explica.
A doutora Narcisa Bandarra pesquisa os benefícios que o consumo regular de peixe pode trazer para a nossa saúde. Ela coordena os estudos feitos pelo Ipimar - o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar de Portugal.
Um estudo recente provou que comer sardinha reduz mesmo o risco de problemas cardiovasculares. Durante três meses, um grupo de voluntários incluiu na dieta o consumo de três latas de sardinha por semana. Eles não mudaram em mais nada os hábitos do dia a dia.
Depois desses três meses, os exames mostraram que os níveis de triglicerídeos no sangue e de colesterol ruim foram reduzidos. Quer dizer, com a sardinha, o coração ficou muito mais protegido.

“Sobes e desces montanhas no alto mar onde não há uma flor, um abrigo para poderes descansar”,recita José Matias. Enquanto pescam saúde, os portugueses espalham poesia pelo mar. Para batizar os barcos, escolhem a força, a saudade, a esperança.
“Em menino te conheci. Na Nazaré me fiz homem, trabalhei e envelheci”.
A Nazaré que encanta o poeta, já foi o mais importante centro de peregrinação católica de Portugal. Vasco da Gama andou pó lá, antes e depois de descobrir o caminho marítimo para as índias.
Um nobre português fazia uma caçada na região e saiu cavalgando atrás de um animal. Era um dia de nevoeiro e o cavalo saiu em disparada. Quando o caçador percebeu que ia cair em um abismo, só teve tempo de gritar o nome da virgem de Nazaré, e o cavalo parou a um passo do precipício. Por isso o lugar até hoje é chamado de Nazaré.
E é com fé que os homens de Nazaré seguem indo para o mar - cheios de esperança e respeito. As mulheres mantêm os pés em terra firme, tocando a vida com seu trabalho. As joias que elas usam ficam ainda mais bonitas com as lembranças que carregam.
Dona Maria de Jesus se veste de preto todos os dias há 24 anos. Desde que o marido morreu, nunca mais tirou o luto. Respeito, sim. Tristeza, jamais.
Repórter: Aqui em Nazaré tem peixe bom?
Maria de Jesus: Todo bom. Não há peixe como o de Nazaré.
Repórter: Ah, é? É o melhor de Portugal? É o melhor peixe de Portugal é aqui?
Maria de Jesus: E as mulheres também.
Repórter: As mulheres também são as melhores?
Maria de Jesus: Sim, senhor.
Repórter: Por que dona Maria?
Maria de Jesus: Porque sabem fazer tudo.
Repórter: Sabem fazer tudo? A senhora sabe fazer o quê?
Maria de Jesus: Sabem fazer crianças.
Repórter: Sabe tudo mesmo a mulher de Nazaré?
Maria de Jesus: É muito quente!!
Repórter: É muito quente a mulher de Nazaré?
Maria de Jesus: Mais quente que a brasileira!



Não vamos esquecer que nós viemos até aqui por causa da sardinha! E depois da visita, podemos dizer pra todo mundo que provamos a melhor do mundo!


http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/03/viuva-de-pescador-mostra-por-que-sardinha-portuguesa-e-especial.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário