Pesquisar Receitas

quarta-feira, novembro 14

Enogastronomia, a arte de harmonizar vinho e comida



O vinho é considerado o acompanhante ideal para refeições há séculos
Já ouviu falar em Enogastronomia? Bom, segundo o site Academia do Vinho, um dos mais completos do país sobre esta encantadora bebida, "o conceito envolve a escolha pormenorizada de vinhos, a partir de suas características gustativas, para acompanhar pratos elaborados das culinárias tradicional, regional e criativa, ressaltando suas características e criando um conjunto sensorial de grande prazer."
 
Resumindo: é a arte de harmonizar vinhos e comidas!
 
Para algumas pessoas, isso pode soar como afetação ou exagero. E o próprio site especializado, que dá preciosas dicas sobre o tema, avisa os internautas: "As sugestões aqui apresentadas não constituem regras absolutas, mas apenas uma diretriz para suas experiências pessoais de combinação de vinhos e pratos. A preferência pessoal e a criatividade certamente o levarão a novas descobertas nessa apaixonante e rica área de pesquisa e divertimento."
 
10 dicas sobre Enogastronomia
 
1 - Antes das refeições: espumante brut, vermute seco, fortificado seco ou branco seco.
 
2 - Para acompanhar peixes grelhados ou em molho leve ou cru (sushi): espumante brut ou demi-sec; vinho branco seco frutado jovem ou levemente maduro; evitar os vinhos brancos com presença de madeira (fermentados ou maturados em barrica), exceto no caso de peixes defumados.
 
3 - Peixes em molhos fortes: branco maduro de boa estrutura; rosé seco de qualidade ou tinto jovem de leve ou médio corpo.
 
4 - Bacalhau: Tinto jovem ou de médio corpo; ou branco maduro, de bom corpo.
 
5 - Carnes brancas grelhadas ou em molho leve: espumante brut; branco seco de boa estrutura, jovem ou maduro; tinto jovem ou de médio corpo.
 
6 - Carnes brancas grelhadas em molho forte: tinto maduro de médio corpo a robusto.
 
7 - Carnes vermelhas grelhadas ou em molho leve: espumante brut; tinto jovem leve ou de médio corpo.
 
8 - Carnes vermelhas grelhadas em molho forte: tinto maduro de médio corpo a robusto.
 
9 - Massas em molho leve ou branco: espumante brut; branco jovem ou maduro; tinto jovem leve ou de médio corpo.
 
10 - Em molho condimentado ou vermelho: espumante brut de boa estrutura; tinto maduro de médio corpo a robusto.
 
Se você se interessou pelo assunto, veja outras dicas de combinações - inclusive para diversos tipos de queijo - e também alimentos que não combinam com vinho no site www.academiadovinho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário