Pesquisar Receitas

terça-feira, março 20

McDonald's mostra como fabrica seus produtos

A convite do McDonald's, a Folha de SP foi conhecer a Food Town (cidade da alimentação, em inglês). Não são instalações de ponta nos EUA, mas o local onde estão agrupados três parceiros da rede, na zona oeste de São Paulo, próximo à rodovia Anhanguera.
A única condição imposta pelo McDonald's foi a de que as fábricas não fossem fotografadas, por receio de espionagem industrial.
Foram visitados os locais de fabricação de hambúrgueres (veja quadro ao lado), de frango, de pão e a distribuidora da cadeia.
As instalações são ultra-assépticas. Para entrar, é preciso vestir roupas especiais e fazer uma desinfecção das mãos. Dentro, há pouco contato humano com a comida.
Toda a carne é inspecionada duas vezes por membros do SIF (Sistema de Inspeção Federal), e análises microbiológicas são colhidas para que se possa rastrear qualquer problema. O hambúrguer é feito só de carne bovina (mistura da parte dianteira com a ponta de agulha).
"Se alguém passar mal por ter comido no McDonald's, conseguimos saber qual foi o lote com problema, pois fazemos o controle do abatedouro à loja", afirma o vice-presidente executivo da cadeia, Jadir de Araújo.



Após a fábrica de hambúrgueres, a reportagem visitou a de frango. Lá é feita a mistura de coxa, sobrecoxa e peito com um tempero, além da pré-fritura de nuggets e hambúrgueres.
A visita continuou pela fábrica de pães, considerada modelo pelo McDonald's nos EUA. O contato humano com o produto só acontece na etapa final, quando os pães são embalados -30% da produção é congelada, e o restante vai fresco para as lojas.

As duas fábricas se comunicam com a distribuidora, que recebe ainda os materiais de todos os fornecedores, do alface aos copos. Tudo é colocado em um caminhão de entrega, cuja climatização é dividida em três partes para abrigar comidas congeladas, resfriadas e o material das lojas.
Ao sair da Food Town, a Folha visitou uma loja, onde é feita a parte final do controle de qualidade. Ali, a temperatura dos hambúrgueres na chapa é tirada periodicamente para saber se a carne está sendo fritada acima de 74C, para matar o E. coli.
(GW)



VISITANDO AS FÁBRICAS
Não era permitido tirar fotos das fábricas, mas vamos contar o que tinha em cada uma:

1 – Fábrica de Pães (Interbakers)
Como o próprio nome diz, essa fábrica é dedicada a fabricação dos pães, e são muitos pães. Tudo automatizado e em linha de produção para reduzir o tempo de preparo e despachar para todas as lojas do Brasil. Não contamos mais de 20 funcionários em toda fábrica. o cheiro é incrível e tivemos que vestir roupas especiais e passar por um processo de limpeza das mãos para não contaminar nada.

2 – Fábrica de carne e frango (Seara)
Conhecemos a linha de produção do McNuggets, que é totalmente feito com peito de frango. Vimos que os McNuggets possuem formatos específicos que é um padrão mundial (sino, bota, bola e osso)

3 – Estoque geral (Martin Brower)
Esse é ótimo para quem gosta de logística. A Martin Brower cuida de toda distribuição dos produtos da loja. Da comida ao banner de divulgação das ofertas. Esse CD tem diversas partes, sendo uma de secos e não perecíveis, refrigerados ( frutas, verduras) e a de congelados, que no dia marcava -23o!! De lá o caminhão é carregado e faz a rota pelas lojas do Brasil. Tudo é monitorado por satélite e os motoristas são penalizados se passam da velocidade.

A visita foi muito legal. Reforçou tudo que pensávamos do McDonald’s e deu para perceber como eles são focados e bem sucedidos em processo e treinamento. Para fechar com chave de ouro voltamos ao salão do café da manhã e lá nos aguardava a chef Maria Luiza Ctenas com o tão famoso McGourmet, um almoço com diversos pratos preparados com ingredientes servidos nas lanchonetes do McDonald’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário